Homens traem por vários motivos, mas segundo o Chefe Pirata, o grande cozinheiro do bar Peixe na Brasa — tudo se resume a três ingredientes: ego inflado, falta de maturidade e paladar emocional desregulado.
O primeiro erro é a famosa “curiosidade de rodízio”. Mesmo com um prato feito maravilhoso em casa — aquele relacionamento estável, gostoso e bem temperado — alguns homens não resistem à tentação de experimentar “novidade”. Mesmo que a novidade seja uma salsicha velha emocionalmente indigesta. O resultado? Diarreia emocional e arrependimento.
Outro motivo comum: falta de critério. Tem homem que troca um prato gourmet por uma marmita azeda, só porque alguém deu atenção. É como jogar farofa no estrogonofe: não faz sentido, é desrespeito com a comida e com quem cozinhou com carinho.
Também tem os que confundem tédio com desejo. Não estão infelizes, só estão sem emoção — e ao invés de temperar a relação com diálogo e afeto, saem buscando “aventura” em lugares errados. Mas traição não é tempero, é intoxicação.
Por fim, muitos traem porque nunca aprenderam a construir um relacionamento de verdade. Acham que é miojo: fácil, rápido, automático. Mas mulher boa é como moqueca: precisa de paciência, cuidado e o dendê certo. Se não souber cuidar, desanda.
O conselho do Chefe Pirata é simples: para de agir como esfomeado no self-service da vida. Come direito, ama direito e respeita quem alimenta teu coração.
